segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

ÁRVORE DO OPRIMIDO E SEUS GALHOS



A árvore é símbolo do Teatro do Oprimido, por ter o poder de multiplicar e dar frutos. A árvore mostra toda a estrutura pedagógica do teatro, desde as raízes fortes baseadas das ética e na solidariedade. A árvore deve ser plantada em um solo fértil, para que ela cresça saudável e dê bons frutos, baseados em todas os ideais de Augusto Boal.


TEATRO JORNAL
O Teatro Jornal consiste em vários objetivos. Um dos principais objetivos é mostrar para a sociedade a realidade do jornalismo, outro objetivo é tornar o teatro mais popular, e um terceiro objetivo é mostrar que qualquer pessoa pode se tornar um ator. Na época da ditadura militar o teatro jornal foi bastante utilizado, pois era uma forma de mostrar a população o que estava acontecendo, era transparecido o que estava escrito nas entrelinhas das notícias.


 
TEATRO INVISÍVEL
O Teatro do Invisível baseia-se na encenação de algo que os atores gostariam de encenar da vida real, e que por motivos de opressões, autoritarismos, essas encenação são reprimidas e julgadas. Os atores vão para a rua, ou algum lugar aonde possam fazer sua cena para espectadores que não sabem que são espectadores, mas estão participando ativamente da cena. Nesse lugar eles transformam a cena em algo real, observando a reação do seu público e como ele se comporta diante do que está acontecendo. Segundo Boal, "A ficção penetra na realidade". Pelo fato de que nenhum espectador naquele momento, sabe que ali por trás houve algo de ficção.

TEATRO IMAGEM
É fazer teatro sem sua forma verbal. Essa técnica faz com que as pessoas transformem seus sentimentos, sensações em imagens concretas, para que a partir da imagem feita ela entenda e esclareça para si mesmo, algo que era subjetivo e muitas vezes até mesmo abstrato. O teatro-imagem faz com que o espectador ou o opressor vivencie aquilo que está dentro de si de forma confusa.




 
TEATRO FÓRUM
O teatro-fórum se baseia em uma mudança tradicional na relação entre a platéia e os atores, fazendo com que entre eles haja diálogo e interação. Essa interação acontece a partir de uma relação entre o oprimido e o opressor, onde o oprimido primeiramente é o protagonista, até que algum espectador se torne o opressor, assim, tomando o lugar de espectador e fazendo com que haja buscas e alternativas para que a situação seja bem solucionada.


Boal diz que o nome fórum foi dado porque em muitos países da America Latina ao final dos espetáculos há discussões sobre o que aconteceu e a peça em si, como uma espécie de debate. Boal diz que, "E neste novo gênero o debate não vem no fim: o foro é o espetáculo." Pois para ele o Teatro-Fórum é exatamente a discussão a relação que acontece inicialmente com os atores, mas também depois de forma direta com a relação com os espectadores dentro do próprio espetáculo, fazendo com que haja discussão e a prática da mesma.
Depois de uma sessão de teatro-fórum é importante que o espectador não volte para junto da platéia, ele deve se perceber, entender aquilo que ele fez, da mesma maneira que os outros espectadores os viram. Subir na palco é simplesmente fazer não é o bastante, ele precisar saber, sentir aquilo que ele está sendo e aquilo que ele é, no momento em que está em cena.
 
O ARCO-ÍRIS DO DESEJO
O Arco-Íris do Desejo é um método criado por Augusto Boal dentro do Teatro do Oprimido, e conhecido como, “Método Boal de Teatro e Terapia", onde há a junção de técnicas terapêuticas e teatrais, normalmente em clínicas de recuperação, com pessoas que sofreram opressões, através da subjetividade de ideia e atitudes cotidianas que acabam provocando alguns transtornos.
Segundo Boal, "O teatro nasce quando o ser humano descobre que pode observar-se a si mesmo: ver-se em ação. Descobre que pode ver-se no ato de ver-- ver-se em situação." Por isso, que o teatro junto a terapia é de grande ajuda e mostra novas possibilidades aos opressores, fazendo com que eles se descubram, se enxerguem e de certa forma aprendam a viver. O autoconhecimento faz com que consigamos agir, fazer, pensar, sentir, nos tornando pessoas mais dignas.
                      
Boal diz que, "O Teatro do Oprimido desenvolve-se em três vertentes principais: educativa, social e terapêutica." A partir desse trecho, temos  a certeza de que o Arco-Íris do Desejo, se devolve dentro de tudo isso, ele está nas três vertentes.
No Arco-Íris do Desejo, o paciente é o próprio ator, aonde ele reproduz seus pensamentos, sensações e sentimentos, vivendo aquilo a partir do teatro e se deliberando de seus medos ou daquilo que o incomoda, ou fazendo com que se torne concretos desejos e vontades guardadas para si.

 
TEATRO LEGISLATIVO
O Teatro Legislativo surgiu a partir de um movimento popular, durante a cassação do primeiro presidente eleito após a ditadura militar. “O Teatro Legislativo é um novo sistema, uma forma mais complexa, pois inclui todas as formas anteriores do Teatro do Oprimido e mais algumas, especificamente parlamentares. Espero que esta experiência sirva, além do nosso mandato, além do nosso partido, além da nossa cidade, muito além. Espero que seja útil” Augusto Boal – Livro Teatro Legislativo – pg. 9. Toda essa forma de fazer teatro começou quando Augusto Boal foi convencido por seus colegas de trabalho a se candidatar a Vereador da cidade naquele ano. Após campanhas políticas e teatrais ele foi eleito, e assim surgiu o TEATRO LEGISLATIVO.
O Teatro Legislativo está muito ligado ao Teatro-fórum, pois no Teatro Legislativo é exercida a política expressa no Teatro Fórum. De acordo com Olivar Bendelack, Curinga do CTO, "Fazer política mesmo por pessoas que declaram que “não querem saber de política”". O Teatro Legislativo faz com que as pessoas percebam que fazer política é ser humano, que nós somos política, inclusive não querer fazer política já é uma forma de política, pois isso está relacionado a toda a sociedade. A partir do Teatro Legislativo foram surgindo propostas de lei, que foram para projetos de leis, e algumas sendo aceitas.
O Teatro Legislativo nos faz sermos cidadãos, exercendo nossos direitos e deveres, em busca dos problemas que estão acerca da sociedade.
"Cidadão não é aquele que vive em sociedade - é aquele que a transforma!” Boal.

Um comentário:

  1. q massa, saber q o teatro pode ser esse instrumento transformador e que busca um nova realidade por meio da arte.

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