segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

O TEATRO DO OPRIMIDO



  "Em si, o Teatro do Oprimido é um teatro sem dogmas e realizado por meio de um conjunto de exercícios que ensinam o ser humano a utilizar uma ferramenta que ele já possui e não sabe. O homem traz esta característica teatral dentro de si. O que este tipo de teatro faz é liberar esta capacidade e ensinar à pessoa como dominá-la." AUGUSTO  BOAL



O teatro do oprimido é uma técnica teatral criada por Augusto Boal em 1970, que também pode ser chamado de Teatro do Diálogo, onde são encenadas situações cotidianas entre oprimidos e opressores, fazendo em cena, uma relação entre os atores e o espectador.
As técnicas do teatro do oprimido que foram desenvolvidas na América Latina, já foi aplicada na Europa, isso aconteceu porque todas essas formas teatrais foram usadas como resposta a repressão que existia naquele continente. Era uma época onde existia a ditadura militar, as pessoas eram exiladas e fuziladas nas ruas, os artistas eram oprimidos e não tinham liberdade de expressão. Foi assim que nasceu o Teatro do Oprimido.

Segundo Augusto Boal: “Deixemos que os oprimidos se expressem porque só eles podem nos mostrar onde está a opressão. Deixemos que eles próprios descubram os seus caminhos para a sua liberação, que eles próprios ensaiem os atos que os hão de levar a liberdade.” Onde existe opressor e oprimido, existe a necessidade de um teatro do oprimido.                

É certo que as opressões serão diferentes dependendo do lugar, consequentemente o combate a ela também. Se não existe tanta opressão, a luta contra ela será menor, utilizando-se sempre as técnicas do teatro do oprimido. O fato é que se há opressão, essa deverá ter um fim.
No teatro do oprimido existem dois princípios fundamentais: a mudança ou transformação do espectador e a preparação do modelo de ação para o que ainda vai acontecer.
O teatro do oprimido incentiva o espectador em transformar a realidade. Se o espectador é capaz de durante o teatro encontrar seu ato de liberdade, ele estará se preparando para depois realizar o mesmo em sua vida cotidiana.
“Todo mundo pode fazer teatro – até mesmo os atores! O teatro pode ser feito em todos os lugares – até mesmo dentro dos teatros!” Augusto Boal.


Só existirá uma utilidade no teatro do oprimido se suas técnicas forem praticadas em grande freqüência, e para que sejam praticadas é necessário que consigamos compreender que em todos os seres humanos existe uma atividade artística natural. Na infância, as crianças não podem ser oprimidas de suas veias artísticas, pois todas as pessoas têm a capacidade de fazer o mesmo.
Nesse tipo de teatro deve haver temas concretos. Temas genéricos ou abstratos não funcionam, e é o tema que faz com que os espectadores inspirem seus lados criativos, pois existe a certeza de que há um problema e que ele deve ser resolvido imediatamente.
O Teatro do Oprimido não retrata o passado, mas sim previne do que efetivamente irá acontecer no futuro. Não é suficiente que os espectadores saibam que algo deve mudar, é necessário que eles mudem. As técnicas do teatro do oprimido são de imensa importância nessa tarefa.

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